quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Planalto pede para Segovia 'submergir'

BRASÍLIA - A cúpula do governo pediu para o diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, "submergir" e parar de falar sobre investigações em andamento. O recado foi transmitido a Segovia, nos últimos dias, após ele ter indicado que o inquérito contra o presidente Michel Temer - aberto para apurar denúncias de irregularidades na edição do Decreto dos Portos - seria arquivado.

© DIDA SAMPAIO/ESTADÃO O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia

Na avaliação do Palácio do Planalto,a entrevista de Segovia à agência de notícias Reuters causou constrangimento a Temer e ao delegado Cleyber Lopes, responsável pelas apurações. Em conversas reservadas, auxiliares de Temer lembraram não ser a primeira vez que o diretor-geral da PF "fala demais", provocando mal-estar no governo.

A Comissão de Ética Pública da Presidência vai analisar o caso do diretor-geral da PF na próxima segunda-feira, quando o colegiado terá reunião.

O presidente da comissão, Mauro Menezes, afirmou que Segovia pode ser alvo de um inquérito para apurar se houve alguma conduta não condizente com o cargo ocupado por ele. "Se houver o ingresso de alguma representação, nós certamente levaremos na reunião de segunda-feira. Se não houver nada até lá, a própria comissão poderá discutir o caso e decidir se abre ou não um processo", disse Menezes ao Estado.

Segovia também foi intimado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso a se manifestar nos autos sobre o teor de suas declarações a respeito do inquérito contra Temer. Barroso é relator do inquérito no Supremo e, em seu despacho, escreveu que a conduta de Segovia, "se confirmada, é manifestamente imprópria e pode, em tese, caracterizar infração administrativa e até mesmo penal".

O diretor-geral da PF disse ter sido "mal interpretado" e pediu audiência com Barroso, marcada para segunda-feira.

No Congresso, partidos de oposição, como o PT, ameaçam entrar com representação contra Segovia, na próxima semana.

Segundo o líder do PSOL na Câmara, deputado Ivan Valente (SP), a estratégia será não apenas acionar a Comissão de Ética Pública da Presidência como convocar Segovia a dar explicações no Congresso. "Essa investigação sobre o presidente Michel Temer tem um potencial muito explosivo", argumentou Valente.

O deputado Alessandro Molon (Rede-RJ), por sua vez, anunciou que apresentará convite para ouvir o diretor-geral da PF na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

fonte
por Vera Rosa, Tânia Monteiro e Isadora Peron
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário