quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Gilmar Mendes manda soltar ex-secretário de Saúde Sérgio Côrtes

Côrtes foi beneficiado pela extensão de um habeas corpus concedido para o empresário do ramo da Saúde, Miguel Skin, em dezembro do ano passado

Sérgio Côrtes, no dia da sua prisão, em abril do ano passado - Severino Silva / Agência O Dia

Rio - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, mandou soltar o ex-secretário de Saúde Sérgio Côrtes, envolvido no esquema criminoso montado pelo ex-governador do Rio, Sérgio Cabral.

Côrtes foi beneficiado pela extensão de um habeas corpus concedido para o empresário do ramo da Saúde, Miguel Skin, em dezembro do ano passado. Na decisão, Gilmar Mendes diz que "os fundamentos usados ao decretar a prisão preventiva se revelam inidôneos (...) especialmente no que diz respeito à indicação de elementos concretos".

O ex-secretário de Cabral terá que cumprir algumas medidas cautelares, como a proibição de manter contato com os demais investigados, a proibição de deixar o país — devendo entregar seu passaporte em até 48 horas — e o recolhimento domiciliar no período noturno e nos fins de semana e feriados.

Sérgio Cortes foi preso em abril do ano passado durante a operação Fatura Exposta, um dos desdobramentos da Lava Jato no Rio. Ele é investigado por corrupção por fraudes em licitações para o fornecimento de próteses para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). De acordo com as investigações do Ministério Público Federal (MPF) Os investigadores afirmam que, entre 2006 e 2017, os desvios chegaram a R$ 300 milhões.

Na mesma ação foi preso os empresários Miguel Iskin e Gustavo Estellita, com base em delação premiada de César Romero, que trabalhou com Côrtes no Into e foi seu secretário executivo na Saúde. As investigações apontaram que o ex-diretor do Into teria favorecido a empresa Oscar Iskin, que tinha Miguel como sócio, nas licitações para o instituto.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário