quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Bolsonaro tenta barrar na Justiça divulgação de pesquisa

Paulo Lopes/Futura Press

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) tenta proibir a divulgação da pesquisa Datafolha sobre a intenção de voto para a eleição de outubro deste ano.

Primeiro colocado nas pesquisas no cenário sem Lula, o deputado recorreu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com a intenção de barrar a publicação do resultado.

Até a noite de ontem, o tribunal não havia se manifestado sobre o caso.

Bolsonaro queixa-se sobretudo de uma questão a respeito de seu patrimônio.

"Você tomou conhecimento sobre denúncias envolvendo o aumento do patrimônio da família do deputado Jair Bolsonaro desde o início da sua carreira política?", perguntou o Datafolha aos entrevistados.

A questão atribuiu a Bolsonaro, diz sua defesa, "a pecha de denunciado por enriquecimento ilícito, de forma manifestamente difamatória". O texto afirma que ele nunca foi denunciado por acréscimo de patrimônio.

"Os questionamentos apresentados se revelam tendenciosos, com nítido objetivo de manipular não apenas o eleitor consultado, mas também aqueles que do seu conteúdo tiverem conhecimento", afirma a representação protocolada no TSE pelos advogados do deputado.

Segundo o Datafolha, o questionamento acerca do patrimônio de Bolsonaro foi feito após as perguntas sobre intenção de voto, sendo, portanto, impossível ter exercido alguma influência no resultado obtido em relação à corrida presidencial.

No começo do mês, reportagem da Folha de S.Paulo apontou que o patrimônio de Bolsonaro se multiplicou desde 1988, início de sua carreira política.

Datafolha Sem Lula, Bolsonaro lidera e disputa por vaga no segundo turno se acirra Ex-presidente Collor estreia na pesquisa Datafolha com rejeição alta Estagnado no Datafolha, Alckmin se diz otimista para o segundo turno Poder de transferência de voto de Lula sofre abalo Pesquisa desanima Meirelles, que ainda assim manterá nome na disputa até março Meirelles e Maia têm 1% de intenção de votos, mesmo após movimentações Reprovação a Temer é de 70%, segundo Datafolha Ele e seus três filhos que exercem mandato são donos de 13 imóveis com preço de mercado de pelo menos R$ 15 milhões, a maioria em pontos valorizados do Rio.

Quando entrou na política, Bolsonaro declarou ter apenas um Fiat Panorama, uma moto e dois lotes de pequeno valor, valendo pouco mais de R$ 10 mil em dinheiro atual. Desde então, sua única profissão é a política.

A Folha de S.Paulo também revelou que Bolsonaro usa verba pública para empregar uma vizinha que vende açaí em Angra Dos Reis (RJ).

De acordo com o Datafolha, um em cada três brasileiros (34%) tomou conhecimento das reportagens acerca do aumento de patrimônio de Bolsonaro.

Desse grupo, 9% estão bem informados sobre o assunto, 18% estão mais ou menos informados e 7% se consideram mal informados.

No campo oposto, 66% dizem desconhecer o assunto.

Entre os que declaram voto no deputado para presidente, o nível de conhecimento fica acima da média (43% souberam, e 16% estão bem informados).

por Marco Rodrigo Almeida
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário