quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Temer já fala em tirar PSDB do governo antes de março

© Foto: André Coelho/Agência O Globo

Inicialmente prevista para março do ano que vem, o presidente Michel Temer já admite dar início à reforma ministerial ainda este ano, trocando de mãos os quatro ministérios ocupados pelo PSDB. Segundo avaliações no Palácio do Planalto, se o presidente perceber que o cenário desenhado nas próximas semanas no ninho tucano for mesmo na direção do desembarque do governo, Temer tende a se antecipar ao partido e tirá-lo de sua administração.

Assessores do Planalto afirmam, no entanto, que a intenção do presidente era "manter a coalizão" como hoje está.

— Se o PSDB realmente quiser sair e Temer perceber que eles vão sair em dezembro, ele tem duas opções: se antecipar ou esperar. Em se convencendo que o PSDB sai de vez, ele vai se antecipar — garantiu um aliado do presidente.

O PSDB, que está rachado, deve decidir em dezembro se deixa ou não o governo. Hoje o partido tem quatro ministros e ocupa algumas das pastas mais cobiçadas do governo: Aloysio Nunes (Relações Exteriores), Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo), Bruno Araújo (Cidades) e Luislinda Valois (Direitos Humanos).

Apesar da mudança de estratégia de Temer, seus interlocutores dizem que, caso ele decida mesmo dar a outras legendas as pastas ocupadas por tucanos - os partidos do centrão pressionam o governo, de olho nos espaços do PSDB - a reforma ministerial acontecerá de forma gradual. Auxiliares do presidente afirmaram que não é possível trocar dezenas de ministros de uma vez e disseram que nem a ex-presidente Dilma Rousseff, quando promoveu trocas em pastas para tentar se livrar do processo de impeachment, "varreu vários ministros de uma vez".

— Governo não é que nem futebol americano, não dá para sair trocando o governo inteiro de uma vez — disse uma pessoa próxima a Temer.

fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário