sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Polícia prende um dos chefes do tráfico na Rocinha


RIO DE JANEIRO - Foi preso nesta sexta-feira, 10, o traficante Alberto Ribeiro Sant’anna, conhecido como Cachorrão e apontado como chefe do tráfico na Rocinha junto a Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157. A favela da zona sul do Rio de Janeiro está sob clima de disputa há dois meses, desde que um bando a mando do ex-chefe do comércio ilegal na comunidade Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, que está preso, invadiu o morro para tirar Rogério 157 e seus comparsas do controle do tráfico.

A polícia não informou as circunstâncias da prisão, efetuada numa grande operação. As informações serão divulgadas pelo diretor do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), delegado Marcelo Martins, e os delegados titulares de unidades como a Delegacia de Combate às Drogas (DCOD), Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA).

Cachorrão, ou Cachorro louco, já foi condenado por roubo e por tráfico de drogas, e possui anotações criminais por associação ao tráfico, lesão corporal e dano ao patrimônio público, entre outras. Chegou a ser preso em 2009 e ganhou liberdade provisória em 2013. Cachorrão era segurança de Rogério e foi subindo na hierarquia do crime, chegando ao posto de braço-direito; hoje, dividia o comando na favela, segundo investigações.

O lucrativo comércio de drogas da Rocinha é alvo de cobiça desde os anos 1980, quando começaram os embates sangrentos no morro. O último “dono” antes de Rogério 157 foi Nem, preso em 2011. Foi nessa época que Rogério ascendeu.

Quando houve a invasão da Rocinha por homens de Nem no dia 17 de setembro, o bando de Rogério fugiu, mas ainda manteve seu domínio, de acordo com moradores. Os bandidos vinham sendo procurados desde então em operações na própria Rocinha e em sua área de mata, e também em favelas de outras regiões do Rio.


Tensão na Rocinha: Favela da Rocinha registra novos tiroteios na madrugada deste sábado, 23

Tensão na Rocinha: Pelo menos 5 criminosos são presos pelo Exército após confronto com a polícia

Tensão na Rocinha: Neste sábado, 23, as Forças Armadas realizam o segundo dia de ocupação na Favela da Rocinha; há uma semana, facções rivais iniciaram a disputada pelo controle do tráfico de drogas na favela com tiroteios, mantendo a população apreensiva

Tensão na Rocinha: No quinto de operações da Polícia Militar na Favela da Rocinha, um intenso tiroteio assustou os moradores da comunidade

Tensão na Rocinha: Confrontos entre traficantes e policiais fecharam a Autoestrada Lagoa-Barra, que passa pelos acessos da Rocinha e é a principal via de acesso entre a zona sul do Rio e a Barra da Tijuca, na zona oeste

Na manhã do dia 23 de outubro, com a favela ainda tensa, a turista espanhola Maria Esperanza Jimenez foi morta a tiros ao passar de carro, na saída de um passeio turístico, por um grupo de policiais militares que patrulhavam a Rocinha.

por Roberta Pennafort
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário