segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Origem da vida: como surgiu a autorreplicação na Terra antiga


Quando a vida na Terra começou, quase quatro bilhões de anos atrás, blocos pequenos e simples de construções moleculares conhecidas como “monômeros” podem ter se juntado em cadeias mais longas chamadas de “polímeros”. Esses polímeros, por sua vez, desenvolveram a capacidade de fazer cópias de si mesmos.

Essa é a teoria foi criada por um novo modelo da origem da vida, publicado esta semana na revista científica Journal of Chemical Physics.

Segundo os pesquisadores Alexei Tkachenko, do Brookhaven National Laboratory, e Sergei Maslov, da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, ambos nos EUA, a concorrência entre estas moléculas permitiu que as mais eficientes em fazer cópias de si mesmas fossem mais rápidas. Como elas partilhavam essa característica com suas cópias, as melhores replicadoras encheram a “sopa primordial” da Terra mais rápido do que os outros polímeros, dando origem ao que nós pensamos hoje como a vida.

Dúvida antiga
Sem registro fóssil para verificar os primeiros dias da vida na Terra, a história de sua origem é uma narrativa com capítulos faltando. Uma questão em particular para resolver esse mistério é: o que permitiu que uma sopa primordial de monômeros individuais se tornasse uma sopa de polímeros de autorreplicação?

O novo modelo de Tkachenko e Maslov propõe um mecanismo potencial pelo qual a autorreplicação pode ter surgido. Esse modelo postula que a “ligadura assistida por um suporte”, a união de dois polímeros usando um terceiro, poderia ter permitido que os polímeros se tornassem autorreplicantes.

Origens da autorreplicação
A autorreplicação é um processo complicado – DNA, a base para a vida na Terra hoje, requer uma força coordenada de enzimas e outras moléculas a fim de se duplicar. Os cientistas creem que os primeiros sistemas autorreplicantes eram mais rudimentares.

Baseados nessa ideia, Tkachenko e Maslov propuseram um modelo de como as primeiras moléculas autorreplicantes trabalhavam. O modelo alterna entre a fase “dia”, na qual os polímeros individuais flutuam livremente, e a fase “noite”, na qual eles se juntam para formar cadeias maiores via ligadura assistida. As fases são conduzidas pelas alterações cíclicas das condições ambientais, tais como temperatura, pH e salinidade, que induzem os polímeros a se unir ou a se separar.

A ideia é que, durante a fase “noite”, múltiplos polímeros curtos se liguem a cadeias mais longas de polímeros que atuam como “suporte”. O suporte segura os polímeros mais curtos em proximidade suficiente uns dos outros para que possam se ligar e formar uma cópia complementar maior – de pelo menos parte do polímero suporte.

Com o tempo, os polímeros sintetizados passam a dominar, dando origem a um sistema autocatalítico e autossustentável de moléculas grandes o suficiente para potencialmente codificar as primeiras formas de vida.



Hereditariedade
Os polímeros também podem se ligar sem a ajuda de um suporte, mas o processo é um pouco mais aleatório, e a cadeia que se forma em uma geração não será necessariamente passada para a próxima.

Ligadura assistida por suporte, por outro lado, é um meio mais fiel de preservar a informação, já que proporciona um mecanismo potencial de hereditariedade.

Essa ideia da ligadura foi originalmente proposta na década de 1980, mas de uma forma qualitativa. “Agora é um modelo real que pode ser executado através de um computador”, disse Tkachenko. “É uma peça sólida de ciência à qual você pode adicionar outros recursos e estudar os efeitos de memória e herança”.

Limitações
Sob o modelo de Tkachenko e Maslov, a transformação de monômeros a polímeros é muito repentina. Também é histerética – o que significa é necessário um determinado conjunto de condições para dar o salto inicial de monômeros a polímeros autorreplicantes. Porém, essas exigências rigorosas não são necessárias para manter o sistema autorreplicante uma vez que ele já passou por esse primeiro obstáculo.

Uma limitação do modelo que os pesquisadores planejam abordar em estudos futuros é a sua suposição de que todas as sequências de polímero são igualmente prováveis de ocorrer.

Transmissão de informações requer variação hereditária – certas combinações de códigos para proteínas específicas, que têm funções diferentes. O próximo passo, então, é considerar um cenário em que algumas sequências tornam-se mais comuns que outras, permitindo que o sistema transmita informações significativas.

Depois da sopa, é isso
O modelo se encaixa com a hipótese atualmente favorecida de que a vida na Terra começou com moléculas de RNA autocatalíticas que, em seguida, levaram ao DNA mais estável e mais complexo como um modo de herança.

Entretanto, como é muito geral, pode ser utilizada para testar quaisquer hipóteses da origem da vida que dependam do surgimento de um sistema simples autocatalítico.

“O modelo, por design, é muito geral”, disse Maslov. “Nós não estamos tentando resolver a questão de onde esta sopa primordial de monômeros veio ou quais moléculas específicas estão envolvidas”.

Em vez disso, o modelo apenas mostra um caminho fisicamente plausível para os monômeros virarem polímeros autorreplicantes, avançando nossa compreensão sobre a origem da vida. [Phys]

por Natasha Romanzoti
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário