sábado, 11 de novembro de 2017

'Me sinto responsável pela morte de Senna', diz projetista da Red Bull

Em sua autobiografia, intitulada Como Construir um Carro, Newey fala sobre a morte do brasileiro. Me sentirei sempre responsável pela morte de Senna, mas não culpado, disse (AP)

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Adrian Newey é um dos projetistas mais conhecidos da F-1. Com passagens pela McLaren e, atualmente, na Red Bull Racing, o britânico era um dos responsáveis para projetar o carro da Williams no ano de 1994, mesmo ano em que Ayrton Senna chegou à escuderia.

Em sua autobiografia, intitulada "Como Construir um Carro", Newey fala sobre a morte do brasileiro. "Me sentirei sempre responsável pela morte de Senna, mas não culpado", disse.

Junto com Patrick Head, diretor técnico da Williams à época, Newey era o encarregado do desenho do carro FW16 dirigido por Senna que, no Grande Prêmio de San Marino, escapou na curva Tamborello devido a uma falha. "Fui um dos altos executivos de uma equipe que desenhou um carro em que um grande homem morreu", admite. Ele ainda completa: "Não importa se essa coluna de direção causou o acidente ou não, é impossível esquecer que o eixo era uma peça mal desenhada, que nunca deveria ser permitida em um carro".

O engenheiro, então com 36 anos, diz que não estava preparado para construir um carro competitivo para Senna, e que esse fator, fez com que o brasileiro assumisse muitos riscos ao dirigir. "O que eu mais me sinto culpado não é que uma possível falha na coluna de direção foi a causa do acidente, porque esse não é o caso, mas porque eu falhei na aerodinâmica do carro", confessa.

Sobre o erro, ele diz que a instabilidade na aerodinâmica era por causa da transição mal feita na suspensão. "Fiz bobagem na transição entre a suspensão ativa e o retorno à suspensão passiva, e projetei um carro aerodinamicamente instável, no qual Ayrton tentava fazer coisas que não podiam ser feitas. E não fui capaz de fazer isso. Se sofreu um furo, e simplesmente passou mais rápido num carro aerodinamicamente instável, isso tornaria o carro difícil de controlar, mesmo para ele".

Logo após o acidente naquele 1º de maio, a Justiça italiana investigou e exigiu de Frank Williams, fundador e diretor da equipe à época, uma investigação, que absolveu Newey e Head. Sobre o julgamento, o projetista faz duras críticas ao procurador, Maurizio Passarini. "O fato de a morte de [Roland] Ratzenberger [um dia antes] ter sido tão facilmente varrido para debaixo do tapete fez-me suspeitar que a principal motivação de Passarini era fama e notoriedade pessoal", escreve.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário