segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Joesley afirma que financiamento do BNDES gerou propina para Mantega e Vaccari, diz TV

© Ayrton Vignola/Estadão O empresário Joesley Batista

BRASÍLIA – O empresário Joesley Batista, sócio da holding J&F, que controla a JBS, informou à Procuradoria-Geral da República (PGR), em um dos novos anexos entregues aos investigadores, um episódio de “pressão política” para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desse aval para o financiamento de uma fábrica de celulose da Eldorado, no Estado do Mato Grosso do Sul, informou na noite deste domingo, 3, a "Globonews".

De acordo com a "Globonews", o empresário relatou que pediu apoio ao senador José Serra (PSDB-SP) e aos ex-ministros da Fazenda Antonio Palocci e Guido Mantega. Por ter obtido o financiamento, Joesley teria dado em torno de 4% de propina do contrato para Mantega e 1% para Vaccari, segundo a emissora. Dirigentes de fundos de pensão também teriam sido beneficiados.

DEFESAS
Por meio de sua assessoria de imprensa, Serra negou a acusação. "Essa história jamais ocorreu. Até porque não faria o menor sentido o candidato de oposição tentar influenciar uma decisão de governo", disse o senador.

A assessoria de Mantega, por sua vez, informou que não teve acesso ao anexo de Joesley e que só vai se pronunciar após conhecer o inteiro teor das acusações.

Até a publicação deste texto, as assessorias de imprensa do grupo J&F, e as defesas de Vaccari e Palocci não haviam respondido à reportagem.

NEGOCIAÇÕES
No último sábado, 2, a holding J&F, da família Batista, anunciou que concluiu as negociações para a venda da Eldorado Celulose e Papel com a Paper Excellence, da família Widjaja, que também é dona Asia Pulp and Paper (APP).

O valor total da transação é de R$ 15 bilhões. A aquisição marca a entrada dos empresários asiáticos no Brasil, que também são donos da gigante de papel e celulose Asia Pulp & Paper (APP).

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário