quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Janot denuncia Lula e Dilma por obstrução de Justiça

  • Acusação foi entregue nesta quarta ao Supremo Tribunal Federal (STF)

  • Brasília - Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff foram denunciados na tarde desta quarta-feira pelo Procuradoria-geral da República. A denúncia, entregue por Rodrigo Janot ao Supremo Tribunal Federal (STF), alega que os petistas tentaram obstruir a Justiça.


Lula e Dilma foram denunciados por Rodrigo Janot na tarde desta quarta por obstrução da Justiça - Reprodução Twitter

A acusação de Janot é relativa à tentativa de nomear Lula ministro-chefe da Casa Civil de Dilma, em março de 2016. Na ocasião, Lula já era alvo da Operação Lava Jato.

Esta é a segunda denúncia de Janot contra Lula e Dilma em apenas 24 horas. Nesta terça-feira, o procurador atribuiu aos ex-presidentes a formação de organização criminosa.

Denúncia
Na última terça-feira, Rodrigo Janot apresentou uma denúncia criminal contra políticos do PT por formação de uma organização criminosa para atuar no esquema de corrupção na Petrobras. Entre eles estão Lula e Dilma e outros cinco ex-ministros.

Esta foi a segunda denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra políticos no ramo de investigação que apurou a organização entre políticos e operadores para atuar na petrolífera. Na semana passada, Janot denunciou políticos do PP, que é hoje a quarta maior bancada da Câmara dos Deputados.

Entre os denunciados estão ainda Antonio Palocci (Fazenda e Casa Civil), Guido Mantega (Fazenda), Edinho Silva, Paulo Bernardo e Gleisi Hoffman. E ainda o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto

A investigação foi aberta na primeira leva de inquéritos pedidos por Janot ao STF na Lava Jato, em março de 2015. No meio do caminho, contudo, a própria PGR pediu para fatiar a investigação em 4 ramos: PP, PMDB do Senado, PMDB da Câmara e PT.

Com informações do Estadão Conteúdo
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário