quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Fifa não considera Fluminense e Palmeiras campeões do mundo, diz Conmebol

Entidade já havia reconhecido títulos de Flamengo, Grêmio, São Paulo e Santos

Rio - Após afirmar que a Fifa reconhece os campeões da Copa Intercontinental como vencedores de um Mundial Interclubes, garantindo a glória a Flamengo, Santos e Grêmio, a Conmebol também entrou em outra polêmica: garantiu que a entidade máxima do futebol não considera Fluminense e Palmeiras como campeões mundiais.

Fluminense tem a taça da Copa Rio de 1952 em sua sede - Divulgação

De acordo com o blog do Cosme Rímoli, do 'R7', Palmeiras e Fluminense, campeões da Copa Rio de 1951 e 1952, respectivamente, não entram nessa lista pelo fato de ser um torneio amistoso, como muitos outros que eram jogados nas décadas de 1950 e1960. Como as equipes eram convidadas, não haveria razão para serem consideradas campeões do mundo, de acordo com a entidade.

Na disputa da Copa Rio, alguns campeões de seus países se recusaram a participar do torneio. Barcelona, Milan, Atlético de Madrid e Tottenham também foram convidados, mas preferiram seguir na Europa.

Flamengo, Santos, São Paulo e Grêmio campeões

Julian Ariel Ramírez, vice-chefe do setor de comunicações da Conmebol, declarou que a Confederação Sul-Americana nunca recebeu nenhum tipo de documento da Fifa em relação à polêmica. A posição da Conmebol atinge diretamente o Flamengo, campeão em 1981, além de Grêmio (83), Santos (62 e 63), São Paulo (92 e 93).

"A Fifa nunca mandou qualquer memorando, relatório ou aviso que os Intercontinentais não são Mundiais. Tudo não passou de boatos, especulação da imprensa. Quem ganhou os Intercontinentais são campeões do mundo. E recebem esse tratamento pela Conmebol. Se esta recomendação de que não fossem reconhecidos existisse, ela já teria chegado a nós há anos. E nunca veio. E não virá. A história já foi escrita."

Para o dirigente, a Fifa não pode retirar a importância dada aos intercontinentais porque não organizava, à época, um torneio com dimensões parecidas, algo que só passou a acontecer em 2000.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário