segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Desative agora o Bluetooth do seu celular


Se você sempre deixa o Bluetooth de seu celular ligado, está na hora de mudar esse comportamento.

A empresa de pesquisa em segurança Armis descobriu uma vulnerabilidade conhecida como BlueBorne. Com ela, conseguiu se infiltrar no Samsung Galaxy Phone e no Google Pixel, além de um LG Sports Watch e no sistema de áudio de um carro, todos explorando a conexão Bluetooth.

Outros dispositivos também são vulneráveis. Especificamente, iPhones e iPads que não foram atualizados para o iOS 10, bem como uma série de outros produtos Android, Microsoft e Linux.

BlueBorne
Um ataque do BlueBorne supostamente leva apenas 10 segundos e pode dar controle do seu dispositivo habilitado para Bluetooth a um hacker, mesmo que não esteja conectado a nada quando o ataque começar.

O Google e a Microsoft estão agindo para se livrar da vulnerabilidade esta semana. Se você não atualizou seu telefone nos últimos dias, deve deixar seu Bluetooth desligado sempre que possível.

Ou melhor, essa é a melhor forma de agir sempre.

Por que você deve deixar o Bluetooth sempre desligado

Quando você liga o Bluetooth, está constantemente aguardando a conexão de outros dispositivos. Isso significa que seu dispositivo está constantemente disponível não só para se conectar com coisas boas, mas também com coisas ruins.

O BlueBorne funciona fazendo uma varredura constante em busca de dispositivos que possuem o Bluetooth. Quando encontra um que tenha vulnerabilidades relevantes, pode invadir o dispositivo excepcionalmente rápido. Uma vez conectado, o hacker pode assumir o controle do dispositivo e até mesmo roubar dados dele.

O ataque também pode se espalhar de dispositivo para dispositivo. Assim, enquanto os atacantes tecnicamente precisam estar na faixa Bluetooth do seu telefone, eles podem obter alguma distância extra quando há outros dispositivos infectados ao redor também.

Mesmo que esta vulnerabilidade específica tenha sido corrigida, é apenas uma questão de tempo antes de aparecer algo semelhante.

Ou seja…
A linha mais simples e eficaz de defesa é não deixar o recurso ligado se você não o está usando.

Deixar o Bluetooth ligado é como deixar a porta de sua casa aberta. Será mais fácil não somente para você entrar, mas para ladrões também. [LifeHacker]

por Natasha Romanzoti
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário