sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Avião da Lufhtansa sequestrado há 40 anos é desmontado em Fortaleza

Avião da Lufhtansa sequestrado há 40 anos é desmontado em Fortaleza

Um avião da companhia aérea alemã Lufthansa, famoso após o sequestro da aeronave, há 40 anos, começou a ser desmontado nesta quarta-feira em Fortaleza para ser repatriado à Alemanha, constatou a AFP.

Na pista do aeroporto de Fortaleza, o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, esteve presente para assistir ao desmantelamento da asa esquerda da aeronave.

Em 13 de outubro de 1977, este Boeing 737-200, conhecido como "Landschut", foi sequestrado por cinco dias.

Os sequestradores, membros da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), exigiam a libertação de membros da Fração do Exército Vermelho (RAF), mais conhecido como Grupo Baader-Meinhof, presos na Alemanha.

Com 86 passageiros e cinco tripulantes a bordo, o voo 181 da Lufthansa, que decolou de Palma de Mallorca (Espanha) com destino a Frankfurt, foi forçado a fazer cinco paradas em cinco países diferentes.

A jornada terminou no aeroporto de Mogadíscio, na Somália, com o assalto das forças de elite alemãs. Três sequestradores morreram, assim como o piloto do avião.

Após a tragédia, a aeronave permaneceu em serviço, passando por várias companhias aéreas, depois de ser vendida pela Lufthansa em 1985.

A última companhia foi a cearense TAF, que comprou o avião em 2002, sem ter ideia do seu valor histórico. Por dez anos, esteve estacionado na pista do aeroporto de Fortaleza.

Para recordar os quarenta anos do sequestro, a Alemanha decidiu adquirir e repatriar o "Landschut", de aproximadamente 8,5 toneladas, para exibi-lo em um museu aeronáutico.

O desmonte completo, realizado por uma equipe de engenheiros alemães enviados especialmente para a missão, deve durar várias semanas e a repatriação deve ocorrer até o final de setembro, a bordo de um avião de carga russo Antonov 225, o maior do mundo.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário