terça-feira, 11 de julho de 2017

Pacheco rejeita restringir falas de deputados no debate da denúncia


O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), rechaçou nesta terça-feira (11), em entrevista ao Blog, a possibilidade de aceitar, como quer o governo, a quebra de acordo com parlamentares que garante que os deputados tenham tempo para debater e discursar na sessão da denúncia contra Michel Temer.

Como o Blog mostrou, o Planalto quer acelerar a denúncia contra Temer a tempo de votá-la em plenário nesta sexta-feira (14). Para isso, precisa diminuir o número de oradores que falarão na CCJ.

"Se o governo quiser agilizar, que peçam para os deputados da base aliada não falarem. Podemos avançar pela noite mas não podemos quebrar acordo. Essa posição do governo é desnecessária pq no mais tarde encerraremos na sexta e a votação em plenário pode ser na segunda, na semana que vem", disse.

Parlamentares aliados de Temer discutem um requerimento para encerrar os debates. O Planalto também orientou ministros a procurarem Pacheco em busca de uma negociação.

"Se tiver requerimento que encerre discussão, quebrando o acordo, eu vou ver regimentalmente se eu posso deixar de apreciá-lo ou não. Mas eu sinceramente não estava considerando a hipótese de haver a quebra de acordo de algo tão básico que é a fala de deputados na CCJ".

O acordo feito entre Pacheco e líderes da base e oposição, na semana passada, garante a palavra de membros e não membros da comissão. Todos os 132 membros da comissão poderiam falar por até 15 minutos na fase de discussões. Além disso, 40 não membros, sendo 20 favoráveis a denúncia e 20 contrários, poderiam fazer uma sustentação oral por até 10 minutos.

"O acordo por mim será mantido. Quando fizemos o acordo, nenhum deputado fez objeção".

Diante da posição de Pacheco, a ordem no Planalto é pedir aos líderes da base aliada que peçam aos deputados de suas bancadas que abram mão do seu tempo de fala – assim, acredita o governo, dará tempo para conseguirem votar na sexta-feira a denúncia em plenário.

por Andréia Sadi
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário