sexta-feira, 14 de julho de 2017

O "despacito" de Rodrigo Maia


Rodrigo Maia quer ser presidente? Da resposta a tal pergunta dependerá o resultado da votação na Câmara sobre a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer, marcada para o início de agosto.

A vitória do parecer favorável a Temer ontem na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por 41 votos a 24, deixou uma certeza e uma dúvida. A certeza é que a única forma de Temer ser derrotado em plenário é o acirramento do clima de disputa com Maia. A dúvida é se Maia quer entrar nessa briga.

Com exceção da oposição e de alguns dissidentes do PSDB, os deputados votaram em peso a favor de Temer. Basta ele manter apoio da base para soterrar a denúncia do procurador-geral Rodrigo Janot, baseada na delação da JBS, que vincula Temer à mala com R$ 500 mil, recebida pelo ex-deputado Rodrigo Loures numa operação controlada da Polícia Federal (PF).

Temer usou a maior de suas competências para conquistar a vitória na CCJ: uma inigualável capacidade de manobrar nos bastidores. Governistas promoveram nada menos que 25 trocas de deputados na comissão para garantir a maioria favorável a Temer. Foi a segunda maior marca dos últimos 20 anos – atrás apenas da aprovação da reforma da Previdência ano passado, também manobrada por Temer.

Cargos ocupados pelos dissidentes do PSDB foram oferecidos ou prometidos a deputados da base aliada. Entre eles, é provável que entrem um ou mais dos quatro ministérios hoje em mãos do partido (o Ministério das Cidades é candidato natural). Até mesmo uma Medida Provisória revendo pontos na recém-aprovada reforma trabalhista está em gestação para tentar atrair o voto de deputados ligados a sindicatos.

E Maia? Maia nem de longe tem a mesma experiência e traquejo de Temer para esse tipo de manobra. Por isso mesmo tem demonstrado certa hesitação em assumir o protagonismo das articulações pela aceitação da denúncia e consequente queda de Temer – situação que lhe beneficiaria com a Presidência da República e, provavelmente, lhe manteria no cargo nas eleições indiretas ele mesmo teriam de convocar em seguida.

Embora seja palpável a tensão entre Temer e Maia, este faz como o personagem do onipresente hit portorriquenho que tem infernizado nossos ouvidos nos últimos tempos: vai “despacito”, devagarinho, como a deixar um espaço de manobra que lhe permita recuar no caso da vitória de Temer também no plenário.

De que esse é o cenário mais provável, nunca houve dúvida. Só com os deputados de partidos que lhe foram 100% fieis na CCJ – PP, PR, PSD e PRB –, Temer soma 208 votos, bem mais que os 172 necessários para rejeitar a denúncia. Apenas duas questões podem alterar o quadro hoje favorável a ele.

A primeira é o quorom. Para a denúncia ser votada, é preciso que 342 deputados estejam em plenário. Nos levantamentos que vêm sendo publicados, a maioria tem evitado responder ou se declarado indecisa. De acordo com o jornal O Globo, há hoje 186 votos a favor e 85 contra a denúncia. Os demais 241 deputados evitaram responder ou estão indecisos. Caso 172 não compareçam à sessão, não haverá votação. É mais fácil para Maia, portanto, manobrar para evitar o quorum em plenário do que para reunir os 342 votos necessários à aprovação.

A segunda questão que pode atrapalhar os planos de Temer é a de sempre: fatos novos gerados pelos rotores da Operação Lava Jato em seu giro frenético. As delações do doleiro Lúcio Funaro e do ex-deputado Eduardo Cunha parecem caminhar num passo bem distinto do “despacito” de Rodrigo Maia. Dificilmente a PGR deixará de aproveitar qualquer nova revelação. Novas bombas poderão obrigar deputados hoje leais a Temer a rever seu voto.

Para Maia, contudo, a situação é ambígua. Não se sabe quanto as denúncias poderão atingi-lo também. Ele já foi citado em delações como destinatário de dinheiro ilegal para campanhas – e nega as acusações. Tudo o que quer evitar é estar no centro dos holofotes, para que elas naturalmente voltem a ser investigadas. Não é difícil entender por que sua dança pela derrubada de Temer segue devagarinho.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário