quinta-feira, 13 de julho de 2017

'Ex-presidente é vítima do uso da lei para fins políticos', diz defesa no Face de Lula

© Foto: NELSON ALMEIDA/AFP/Getty Images 'Ex-presidente é vítima do uso da lei para fins políticos', diz defesa no Face de Lula

Os advogados de Lula, Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, afirmaram, nesta quarta-feira, 12, que o ex-presidente é objeto de 'investigação politicamente motivada' e que o julgamento que condenou o petista a 9 anos e 6 meses de prisão 'ataca o Estado de Direito do Brasil'. Os defensores ainda declararam, via Facebook de Lula, que o juiz federal Sérgio Moro 'deveria se afastar de todas as suas funções' e que vai 'provar a inocência' de Lula em 'Cortes não tendenciosas, incluindo as Nações Unidas'.

SENTENÇA PARA A HISTÓRIA
O ex-presidente foi sentenciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro de R$ 2,25 milhões por supostamente ter aceitado o triplex no Guarujá e as respectivas reformas no imóvel que teriam sido bancadas pela empreiteira OAS como forma de pagamento de propinas. Na decisão, Moro concedeu o direito de recurso em liberdade, interditou Lula para o exercício de cargos públicos e ordenou o confisco do imóvel no litoral sul de São Paulo.

Em resposta à condenação, os defensores do ex-presidente afirmam que o juiz da Lava Jato 'deixou seu viés e sua motivação política claros desde o início até o fim deste processo'. "Seu julgamento envergonhou o Brasil ao ignorar evidências esmagadoras de inocência e sucumbir a um viés político, ao mesmo tempo em que dirige violações contínuas dos direitos humanos básicos e do processo legal. O julgamento prova o que argumentamos o tempo todo â?? que o juiz Moro e a equipe do Ministério Público na Lava Jato foram conduzidos pela política e não pela lei".

"Ninguém está acima da lei, mas ninguém está abaixo da lei. O presidente Lula sempre cooperou plenamente com a investigação, deixando claro para o juiz Moro que o local para resolver disputas políticas são as urnas, não as cortes de justiça. A investigação teve um impacto enorme na família de Lula, sem deixar de mencionar sua esposa Marisa Letícia, que morreu tragicamente este ano", afirma a defesa.

Os advogados ainda sustentam que 'o presidente Lula tem sido vítima do lawfare, o uso da lei para fins políticos, famoso método foi usado com efeitos brutais em diversas ditaduras ao longo da história'.

"O processo foi um enorme desperdício do dinheiro dos contribuintes e envergonhou o Brasil internacionalmente. É tempo agora para reconstruir a confiança nas leis brasileiras e o juiz Moro deveria se afastar de todas as suas funções".

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário