terça-feira, 16 de maio de 2017

Se você usa celular antes de dormir, precisa parar de fazer isso - Este é o motivo!


Já houve um tempo sem eletricidade, em que as pessoas dependiam de velas quando a noite chegava. A maioria, sem entretenimento, dormia logo depois de o sol se pôr.

Talvez seja uma ideia assustadora, mas é bom refletir como tudo funcionava antes do celular, computador e outras tecnologias. Na verdade, esta é uma reflexão para mostrar um hábito muito saudável que nossos antepassados tinham.

Quem não quer qualidade de vida?
Desde os anos 1970 triplicou a quantidade de luz artificial no mundo e as consequências foram mais depressão, mais estresse e muito mais insônia. O uso constante de aparelhos eletrônicos causa perturbações e problemas de saúde.

Quantas vezes por dia checamos mensagens nas redes sociais?
Quantas noites passamos ao computador, sem ao menos lembrarmos de piscar os olhos?

Entenda: pesquisas comprovaram que a exposição de luz artificial a noite impede a produção de melatonina, o principal hormônio que controla o ciclo de sono e vigília. A escuridão natural estimula esse hormônio, além de proteger as células de alguns danos. Ou seja, nosso corpo à noite precisa de escuridão para produzir melatonina.

Sem ela, estamos mais propensos ao câncer, diabetes tipo 2, obesidade, doenças cardíacas, síndrome metabólica e imunidade frágil.
.
Então tenha certeza de que está produzindo a quantidade certa de melatonina, pois ela fortalece o sistema imunitário. Além de ser um poderoso antioxidante, que atrasa a chegada do envelhecimento. Quanto mais horas de sono na escuridão natural (ou seja, a da noite), maior será a produção de melatonina. É por isso que é péssimo para a saúde dormir tarde da noite e adentrar a madrugada usando computador, tablet, smartphone, celular e televisão.

Seu filho vive doente, gripado e falta a aula constantemente por isso?
Coloque-o para dormir cedo, sem nenhum desses aparelhos ao lado dele, e em pouco tempo você verá como ele ficará mais resistente às doenças. Isso porque haverá aumento da produção de melatonina no corpo do seu filho. E esse hormônio é um poderoso antioxidante que tem fortes efeitos sobre o sistema imunitário. Existe outra consequência devido ao uso celular/tablet/computador perto da hora de dormir: problemas na visão.

A luz artificial desses aparelhos, principalmente à noite, é muito prejudicial à retina e pode causar problemas sérios, como a degeneração macular. A exposição exagerada à luz desses aparelhos também contribui para o desenvolvimento de catarata. Já deu para perceber que o assunto é realmente sério, não é?

O desafio que deixamos é o autocontrole de tecnologias, especialmente antes de dormir, em prol da saúde.

E aí, você aceita?

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário