quinta-feira, 25 de maio de 2017

Prejuízo do BNDES com ações da JBS é de R$ 2,80 bilhões

O BNDES é sócio da JBS com participação acionária em mais de 20% na companhia dos irmãos Batista

BNDES: banco é sócio da JBS com mais de 20% de participação acionária (Vanderlei Almeida/AFP)

São Paulo – O Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) é um dos principais acionistas da JBS. A participação do banco na gigante de alimentos é de 21,3%.

A desvalorização de mais de 40% das ações da companhia desde o início do ano fez com que o valor em reais da participação do BNDES encolhesse.

No começo do ano, a participação de 21,3% do BNDES representava 6,61 bilhões de reais. Hoje, este valor é de 3,80 bilhões de reais, ou seja, 2,80 bilhões de reais a menos.

A baixa pode ser explicada pela redução do valor de mercado das empresas dos irmãos Batista. Em janeiro, a companhia valia 31 bilhões de reais. Ontem, o valor de mercado do frigorífico ficou em 17,87 bilhões de reais.

Caixa Econômica
O estudo também apontou a participação acionária da Caixa Econômica no JBS. O banco tem 4,90% das ações da companhia.

Considerando a redução de valor de mercado da JBS desde janeiro deste ano até maio, de mais de 13 bilhões de reais, a Caixa perdeu 647,40 milhões de reais.

Empréstimos
Antes da crise política causada pela divulgação de delações da JBS, os donos da JBS, Joesley e Wesley Batista foram intimados a prestar esclarecimentos sobre favorecimentos que a JBS teria recebido no BNDES.

Esta semana, a Justiça Federal decidiu suspender os depoimentos dos executivos da empresa deveriam prestar no processo sobre a Operação Bullish, deflagrada há duas semanas pela Polícia Federal.

Deflagrada no dia 12 de maio, Operação Bullish cumpriu 37 mandados de condução coercitiva – 30 no Rio de Janeiro e sete em São Paulo – e 20 mandados de busca e apreensão – 14 no Rio e seis em São Paulo.

De acordo com investigações da PF em conjunto com o MPF no Distrito Federal, o suposto favorecimento ao grupo JBS envolveu cerca de 8,1 bilhões de reais, considerando todas as operações realizadas.

fonte
Por Karla Mamona
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário