domingo, 21 de maio de 2017

Governo Temer reduz verba da PF e equipe da Lava Jato, diz jornal

Sob Temer, Polícia Federal conta com 44% a menos de recursos e vê número de delegados dedicados exclusivamente à operação ser reduzido pela metade

Movimentação na sede da Polícia Federal, no Rio de Janeiro, durante operação da força-tarefa da Lava-Jato, deflagrada na manhã desta quinta-feira. A operação teve início após a delação do dono do frigorífico JBS, Joesley Batista, que entregou à Procuradoria-Geral da República uma gravação do senador Aécio Neves pedindo a ele R$ 2 milhões (José Lucena/Folhapress)

Em 2017, a Polícia Federal viu serem reduzidos o seu orçamento previsto e a quantidade de delegados dedicados exclusivamente à investigação contra desvios na Petrobras. Segundo o blog do jornalista Fausto Macedo, publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo, a verba da PF caiu 44% durante o governo do presidente Michel Temer (PMDB), iniciado em maio de 2016.

Até dezembro, a Operação Lava Jato – maior operação contra a corrupção da história brasileira – contava com nove delegados dedicados exclusivamente à condução das suas investigações. Agora, segundo o blog, os 180 inquéritos contra políticos, empresários e ex-diretores da Petrobras ficaram concentrados em apenas quatro profissionais.

A redução geral no orçamento da Polícia Federal acarreta em diversas economias que prejudicam as megaoperações. Entre as reduções de custo, estão hospedagem de equipes e até combustível de viaturas utilizadas. Ao jornal, o presidente da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Carlos Eduardo Sobral, afirma que os valores destinados esse ano dão conta apenas de manutenção. “O investimento já é quase zero. O custeio é para movimentar a máquina. Vai paralisar as atividades. Em um orçamento que já é pequeno, cortar 44%, vai parar”, afirmou o delegado.

Na avaliação de Sobral, cortar o orçamento é a “espada” que o governo dispõe para dificultar as atividades da PF. “O contingenciamento é sempre uma espada no nosso pescoço, que o governo pode usar a qualquer tempo, e com isso, paralisar as nossas atividades, em razão da nossa falta de autonomia orçamentária financeira”, explicou. Em nota enviada ao jornal, o Ministério da Justiça alegou que o contingenciamento é “linear” e atinge todas as áreas. A pasta defendeu também que os cortes não vão “afetar o andamento da Lava Jato”.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário