domingo, 21 de maio de 2017

Cunha nega estar 'em silêncio' e afirma que delação é mentirosa

Carta de ex-presidente da Câmara foi divulgada por seu advogado

Brasília - Personagem da conversa entre o presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista, dono da JBS, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) negou ter seu silêncio comprado. "Estou exercendo o meu direito de defesa e não estou em silêncio e tampouco ficarei", escreveu o deputado cassado, em carta divulgada por seu advogado.

Na conversa com Temer, Joesley afirma ter "zerado" suas pendências com o deputado cassado e que "estava de bem" com Cunha. Em resposta, Temer responde: "Tem que manter isso, viu?"

Eduardo Cunha está preso - Antonio Cruz / Agência Brasil

Segundo disse em delação, na conversa, Joesley fazia uma menção à compra do silêncio do peemedebista, que está preso em Curitiba. Temer, no entanto, negou ter dado aval a uma possível compra de silêncio do deputado e disse que se referia a uma ajuda à família do ex-aliado.

No áudio da conversa com Joesley, Temer ainda reclama que tem sido "fustigado" pelo ex-parlamentar, que enviou perguntas a Temer, sua testemunha de defesa em um dos processos, com menções a reuniões no escritório político do presidente em São Paulo.

"Repudio com veemência as informações divulgadas de que estaria recebendo qualquer benefício para me manter em silêncio", afirma o peemedebista na carta, que tem 18 linhas, redigidas em folha de papel almaço. "São falsas as informações divulgadas atribuídas a Joesley Batista de que estaria comprando o meu silêncio."

Na carta, ele diz ainda que jamais pediu qualquer coisa a Temer. "Jamais pedi qualquer coisa ao presidente Michel Temer e também jamais recebi dele qualquer pedido para me manter em silêncio", afirmou. "Recentemente, após entrevista dele, o desmenti com contundência, mostrando que não estou alinhado em nenhuma versão de fatos que não sejam os verdadeiros", conclui.

Cunha foi condenado em março pelo juiz Sérgio Moro a 15 anos e 4 meses. O deputado cassado responde a outras duas ações penais, uma em trâmite na 10ª Vara Criminal Federal de Brasília, relativa à Operação Sépsis, e outra encaminhada a Moro pelo Supremo Tribunal Federal, que investiga se ele recebeu propina de US$ 5 milhões em contratos de construção de navios-sonda da Petrobrás.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário