sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Registrada como homem, mulher tem 1º casamento gay da Costa Rica

Jazmín Arias aproveitou erro para se unir legalmente a parceira em julho. Autoridades corrigiram registro e anularam união após saberem do caso.

Jazmín Elizondo Arias e sua parceira, Laura Florez-Estrada Pimentel, em foto de 3 de novembro (Foto: Gabriela Tellez/La Nacion via AP)

Um erro no registro de nascimento de uma mulher na Costa Rica, que teve o gênero masculino colocado em seus documentos, permitiu que ela fosse protagonista do primeiro casamento gay do país ao se casar com outra mulher – mesmo sem a aprovação da legislação local.

Quando Jazmín Elizondo Arias nasceu, em 1991, alguém errou no registro de seu nascimento e colocou que seu gênero era masculino. Os anos passaram e Jazmín cresceu sem que essa confusão lhe criasse problemas. Ela também não se preocupou em corrigir o registro, algo que outras pessoas na mesma situação tentaram fazer e se viram presas em uma odisseia burocrática sem garantia de sucesso.

Recentemente, Jazmín e sua parceira, Laura Florez-Estrada Pimentel, decidiram aproveitar o erro administrativo que ocorreu há mais de 20 anos para se tornarem o primeiro casal gay casado legalmente na Costa Rica, tornando-se protagonistas de um grande debate sobre o assunto no país da Amédica Central.

Eu tinha em minhas mãos um certificado que dizem que elas são um homem e uma mulher. Legalmente é um homem, e legalmente um homem e uma mulher podem se casar”, disse Marco Castillo, advogado e ativista que celebrou o matrimônio civil. “Eu casei um homem a uma mulher, segundo os documentos oficiais.”

Jazmín e Laura têm um café na zona leste da capital do país, San José. “Desde que começamos a sair, ela me disse que tinha esse erro, que nunca a afetou e que ela nunca tentou arrumar”, disse Laura à AP.

AS duas mulheres se casaram em 25 de julho, e permaneceram nessa condição legal, sem problemas, até que a história foi divulgada pela imprensa local na semana passada.

A atenção sobre o caso gerou uma resposta rápida dos funcionários do Registro Civil, que revisaram os documentos de Jazmín, a registraram como mulher e anularam o casamento.

O Registro Civil também apresentou uma acusação penal contra as mulheres e contra o advogado que às uniu. Castillo confirmou a acusação e sustenta que a atitude é uma mostra da homofobia que existe no Estado. Ele também questionou o fato de o registro de Jazmín ter sido corrigido tão rapidamente, quando casos semelhantes podem levar décadas para serem analisados.

fonte:g1.globo.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário